sábado, 10 de março de 2012

Adhemar Ferreira da Silva inaugura Hall da Fama do Atletismo

8 Mar (Reuters) - O saltador brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, o velocista norte-americano Jesse Owens e o corredor de distância finlandês Paavo Nurmi estão entre os 12 primeiros atletas a inaugurarem o Hall da Fama da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), disse o presidente da federação, Lamine Diack, nesta quinta-feira.

Um total de 24 atletas, representando todos os grandes grupos de eventos, vão se tornar membros em 2012, o ano do centenário da IAAF.

"A criação do Hall da Fama da IAAF, que há tempos tem sido uma visão da organização mundial que governa o esporte é uma maneira excelente de não apenas honrar as realizações da vida de nossos maiores atletas, mas também aumentar a consciência pública do nosso esporte e sua rica história", afirmou Diack em um comunicado na véspera do início do Campeonato Mundial Indoor, em Istambul.

Para ser considerado para o Hall da Fama, os atletas devem estar aposentados há pelo menos 10 anos, ter ganhado dois ou mais títulos olímpicos ou mundiais e estabelecido pelo menos um recorde mundial.

Os primeiros 12 atletas são: Jesse Owens (EUA), Abebe Bikila (Etiópia), Paavo Nurmi (Finlândia), Carl Lewis (EUA), Emil Zatopek (Tchecoslováquia), Al Oerter (EUA), Adhemar Ferreira da Silva (Brasil), Ed Moses (EUA), Fanny Blankers-Koen (Holanda), Betty Cuthbert (Austrália), Jackie Joyner-Kersee (EUA), Wang Junxia (China).

Os nomes dos outros 12 atletas que devem entrar na lista serão anunciados pela IAAF ao longo do ano.

(Reportagem de Alison Wildey)

Nenhum comentário:

Postar um comentário